top of page

Loudness war e masterização para plataformas de streaming

A loudness war ou guerra do volume, se refere em aumentar o áudio de uma música já gravada no qual alguns críticos acreditam que a tal prática prejudica a qualidade sonora e o prazer do ouvinte. O aumento de volume foi relatado pela primeira vez no início de  1940, com respeito as práticas de masterização analógica para singles. O nível máximo de pico das gravações analógicas são restritos por especificações variáveis de equipamentos eletrônicos  ao longo da cadeia, da fonte ao ouvinte, incluindo os leitores de vinil e cassete . A questão da loudness war  ganhou mais atenção a partir da década de 1990 com a introdução do processamento digital de sinais capazes de produzirem maiores aumentos de volume. Acredita-se que quanto mais volume tivesse uma música, mais ouvintes iriam gostar e mais CDS seriam vendidos, mesmo que perdendo um pouco da qualidade sonora com alto nível de distorção.

Por que exportar minhas másters em um nível LUFS específico pode ajudar na qualidade final nas plataformas de streaming?

Para responder esta pergunta vamos pegar o Spotify como referência. O Spotify toca as músicas em torno de -14 LUFS (Loudness unite Full scale), se uma faixa tiver um nível de -8LUFS a plataforma vai abaixar a faixa  até que a mesma alcance -14LUFS. Se a faixa tiver -23LUFS a mesma terá seu volume aumentado até alcançar os -14LUFS, assim encorajando os artistas a fazerem das suas músicas mais dinâmicas e menos comprimidas.

A baixo em verde vemos a faixa dinâmica medindo  -16LUFS. Apenas por olhar a waveform, percebemos que os transientes estão intactos e com bastante espaço para respirar.

faixa_dinâmica.jpg

Abaixo vemos a mesma música, mas com compressão e limiter trazendo-a para -8LUFS. Veja como os transientes estão todos esmagados no mesmo nível, sem variação dinâmica entre eles.

faixa_dinâmica_2.jpg

Abaixo vemos como a waveform ficará quando for tocada através do spotify. A música é tocada em torno de -14LUFS, o que significa que tocaria mais baixa, porém os danos causados pela compressão e limiter excessivos  são irreversíveis.

faixa_dinâmica_3.jpg

Conclusão

 

Masterize suas músicas de acordo com o standard de volume de cada plataforma de stream pos não teremos muita mudança na dinâmica da faixa e perda de qualidade.

bottom of page